terça-feira, 29 de maio de 2012

Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio




Decoração de Interiores : Escala, Proporção e Equilíbrio



Alguns dos mais importantes fundamentos de composição, a Escala, a Proporção e o Equilíbrio estão sempre presentes em ambientes bem decorados, mas não necessariamente são notados, destacados ou sequer percebidos.
Num misto de "instinto" - baseado em conhecimentos da história da arte - misturado com conceitos estéticos, muitos profissionais criam belos ambientes utilizando estes fundamentos perfeitamente, mas não sabem explicar nem porque, nem como. Isto também ocorre com leigos que têm um olhar apurado para o belo, seja quando simplesmente arrumam uma mesa para refeição, seja quando arrumam quadros nas paredes de suas casas.  

Espaço valorizado: apenas um sofá e um banco, acompanhados por mesas simples, tornam o estar elegante.

Apesar disso, venho notando que muitos dos projetos de interiores criados por profissionais que vemos divulgados - e que acabam servindo como um "padrão estético" para muitos de nossos Clientes - não têm valorizado estes fundamentos básicos. Infelizmente alguns pecam na falta destes fundamentos ou até apresentam claros problemas em layout (arrumação das peças no espaço), para ficar apenas com alguns senões. O que vem ocorrendo em minha opinião, é uma valorização dos itens que compõem o espaço - tais como revestimentos de pisos e paredes, móveis, equipamentos, adornos e acessórios - se esquecendo que nosso trabalho se apóia em fundamentos menos visíveis e mais sutis, do que simplesmente sobre os elementos que os compõem.

Tem havido uma prevalência de móveis de design - cadeiras, poltronas e mesas reconhecidas por terem sido assinadas por um designer reconhecido - marcenaria sob medida, equipamentos de última geração - TVs de plasma ou LCD, home-theaters, telões, equipamentos de som, cooktops, coifas, entre outros - adornos e luminárias sofisticadas, rebaixos em gesso cheios de detalhes e revestimentos de piso e parede de altíssimo valor, que naturalmente resultam num ambiente bonito, mas financeiramente inviáveis para a maioria, se somarmos cada um dos itens e serviços envolvidos numa obra de alto padrão. Desta forma passa-se uma mensagem para os leigos que um ambiente bem decorado envolve, necessariamente, a compra de móveis e objetos de alto valor, além de outros itens de mesmo top

Sala de jantar feita com mesa de madeira simples, uma boa gravura e um belo arranjo floral. É preciso mais?

É certo que um trabalho de interiores bem feito envolve um determinado dispêndio monetário. Mas o que temos visto é uma "mudança de alvo": ao invés de se almejar criar ambientes que estejam de acordo com os fundamentos de composição - ou seja, que possuam EscalaProporção e Equilíbrio, resultando num todo harmônico - alguns profissionais preferem utilizar peças de valor intrínseco, se esquecendo de que estas peças sozinhas não resultam num ambiente belo, necessariamente.

Creio que muitos têm se esquecido que mais valioso que revestir uma parede em mosaicos de mármore - para ficar com um material de alto valor em destaque na atualidade - é melhor ter uma parede bem pintada com uma cor que valorize seu espaço, acompanhada por móveis confortáveis e bonitos, mesmo que sem nenhuma grife. Mais vale também ter um ambiente simples, porém acolhedor, do que os móveis e equipamentos com a última tecnologia disponível, se esquecendo justamente dos fundamentos de nosso trabalho. Atualmente não está muito claro para nossos Clientes que, às vezes, a simples re-arrumação do que se possui, pode resolver a falta de harmonia perceptível em suas residências. Às vezes é necessário trocar um item, como uma mesa ou um sofá desproporcionais ao tamanho de uma sala, pintar uma parede ou destacá-la com uma boa peça artística ou decorativa, alterar a iluminação ou até mesmo remover o excesso de itens que muitas vezes inibem a circulação ou a "respiração" de um espaço, mas não necessariamente alterar todo o ambiente, incluindo novos móveis e revestimentos, para que haja a harmonia final.

Aconchegante e simples, o quarto é valorizado pela cor das paredes e por um bonito enxoval.

Penso que devemos estar ao lado de nossos Clientes em todos os sentidos, incluindo a defesa de suas economias. Pensar em criar projetos de interiores mais simples, com recursos adequados e seguindo os fundamentos de composição é uma boa medida.
FONTE: Forum da construção, Por Maria Alice Miller 

Pessoal, nas minhas andanças pela internet, encontrei esse texto, muito explicativo, a respeito da decoração de interiores, então para os próximos post, vou tentar explicar de forma bem básica, quais são os fundamentos do design.

Um comentário:

  1. oi tudo bem? dei uma passadinha para ver como é seu blog.... adorei estou te seguindo bjus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...